Projecto Educativo

  • Home
  • Projeto Educativo

"Descobrir o MUNDO... Pintar o FUTURO!"

PROJETO EDUCATIVO - 2023/2026
A curiosidade e a vontade de saber sempre mais são duas características intrínsecas das crianças. Por isso, é com naturalidade que estão despertas e recetivas às descobertas, que elaboram as suas teorias e os seus pressupostos sobre o mundo.
“A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança deve ser encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.”
(Ministério da Educação, 2016)
Nestas idades o educador, como observador do grupo, terá o papel de identificar e conhecer os interesses, bem como potenciar desafios adequados às crianças. Desta forma, todas as propostas e projetos de aprendizagem serão desenvolvidos como processos intencionais de exploração e compreensão da realidade. Assim, cabe a cada elemento da comunidade escolar, fomentar nas crianças o interesse pela construção das suas aprendizagens através do brincar.
“Numa dinâmica de interação, em que se articulam as iniciativas das crianças e as propostas do educador, brincar torna-se um meio privilegiado para promover a relação entre criança e entre estas e o/a educador/a, facilitando o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais e o domínio progressivo da expressão oral. Proporciona, de igual modo, outras conquistas, tais como, ter iniciativas, fazer descobertas, expressas as suas opiniões, resolver problemas, persistir nas tarefas, colaborar com os outros, desenvolver a criatividade, a curiosidade e o gosto por aprender, que atravessam todas as áreas de desenvolvimento e aprendizagem na educação de infância, constituindo condições essenciais para que a criança aprenda com sucesso, isto é, “aprenda a aprender”.”
(Ministério da Educação, 2016)
Com a participação das crianças em conjunto com os encarregados de educação, as experiências vividas e partilhadas com a comunidade contribuirão para o sucesso do processo educativo.

Deseja fazer a sua inscrição?

Interessado numa boa educação para o seu filho? Os Pimentinhas são a decisão certa!